sexta-feira, 24 de julho de 2015

Pink Floyd

Os mestres da psicodelia


   Nos anos 90 conseguir informação era complicado. Sem internet, ouvir uma banda nova, era algo bem mais custoso do que hoje. E nesse contexto uma vez entrei numa loja de departamentos para ver o que achava de discos ali. A prateleira de “rock” era pequena, com poucos títulos, a grande maioria de bandas que não fazia ideia do que se tratava, eu era muito novo. E lembro que uma daquelas bandas me marcou muito então.
   Mexendo nos discos um me chamou especialmente a atenção e eu então o puxei para fora da prateleira para olhar aquela capa com mais atenção. Era uma vaca. Eu fiquei muito inculcado, que tipo de som era aquele em que a capa do disco era só uma vaca, não tinha nem o nome da banda ali?! Fiquei muito curioso, devolvi o disco à prateleira é só muitos anos depois fui descobrir que aquele era um disco do Pink Floyd.
   E descobri que além de me surpreender com um disco com uma vaca na capa, essa banda britânica que lançou seu primeiro álbum em 1967, surpreendeu muitas vezes o mundo com seu talento, sua ousadia e criatividade.
   O Pink Floyd é uma das maiores bandas da história do rock. Tem entre seus membros, verdadeiros gênios dentro desse estilo musical, caras que levaram esse tipo de som a patamares que só eles mesmos foram capazes de imaginar.

   Seu primeiro líder, Sid Barrett, teve um destino trágico motivado pelo excesso de LSD. Felizmente, a banda conseguiu se reorganizar e encontrar um som muito original e incrivelmente bem feito liderada então por Roger Waters, que apesar dos desentendimentos e desavenças que o levaram a sair do grupo em 1985, conseguiu com David Gilmor, Richard Wright e Nick Mason criar alguns dos melhores discos de rock já feitos.
   A banda lança esse ano, sem Waters, um disco tributo a Wright, que morreu de câncer em 2008. A previsão do lançamento é para novembro e a capa do álbum foi divulgada nesta última segunda feira dia 22. O disco se chama The Endless River.

Texto ghost writer escrito em 2014.


Os Americanos

Loading...